quinta-feira, maio 03, 2007

Ovibeja


Já vamos nós no 5º dia da Ovibeja… ou direi na 5ª noite?

Esta é aquela feira que se pode contar pelas noites de farra imensa, este ano um pouco arruinadas pelo frio que se faz sentir. Mais importantes os cubos que tem a vender caipirinhas que a divulgação da região, seus produtos e eventos…

No sábado passado, as entradas no Hospital de Beja de jovens em coma alcoolico foram, nada mais, nada menos, do que 25. Isso não representou um problema porque as bebedeiras pareciam estar sincronizadas, revezando-se, sem criar pânico no pessoal com poucas macas disponíveis. Esta é uma situação que me deixa triste, porque, posto isto, dando uma volta à feira, pode ser fácil perceber o desmazelo de alguns pavilhões. Parece-me a mim, que o Município de Gaia (exemplo aleatório entre muitos possíveis) sabe que pouco pode fazer por adolescente famintos de álcool e de relações fortuitas entre amigos ou conhecidos que, de outro modo, ou noutra altura, não se juntariam, e, talvez por isso, nem se prepare. A feira, naquilo que deveria ser o seu verdadeiro conteúdo, tem algumas coisas estranhas mas como as podemos referir dada a importância dada àquela parte da feira que a vai divulgando pelos jovens do país?

Sem Beja Alternativa, ou outros grandes eventos de marcada consideração o jovem alentejano vê-se obrigado a gozar em 7 dias aquilo que não pode fazer muitas mais vezes, se não for apreciador de bailes da pinha ou de festas de aldeia (essas sim proliferam pela região).

Os hi5’s da zona são renovados de ano a ano e as legendas pouco mudam … Ovibeja 2007 poderá começar encontrar-se em muitas das próximas actualizações. As aulas são sacrificadas nesta altura para libertar o estudante e a euforia que impera dada a época cada vez me faz menos sentido. A feira, parece-me a mim, esta a perder o seu interesse para maiores de 20 e a ganhar considerável importância a quem se deseja embebedar. E esta é a festa da minha terra e por isso me interrogo.

As pessoas queixam-se que este é um investimento que vai valendo menos a pena fazer porque a feira não vende, ninguém entra nos pavilhões para fechar negócio e aqueles metros quadrados, mais a estadia, são coisas que ficam caras às empresas que se vem dar a conhecer. E este desinteresse instalado é coisa que parece não alterar os critérios da feira, nem preocupar a população.

Mas se não é este, qual o propósito de fazer esta feira?

1 comentário:

Anónimo disse...

Afigura-se-me que o propósito é o mesmo que move quase tudo neste país: encher os bolsos a meia dúzia de senhores. É este o Portugal que temos...